segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alimentação: Vegetal ou Animal?

Pergunta de Allan Kardec: No seu estado atual, o homem tem direito ilimitado de destruição sobre os animais?
Resposta dos Espíritos Superiores: - Esse direito é regulado pela necessidade de prover à sua alimentação e à sua segurança; o abuso jamais foi um direito.
Pergunta de Allan Kardec: Que pensar da destruição que ultrapassa os limites das necessidades e da segurança; da caça, por exemplo, quando não tem por objetivo senão o prazer de destruir, sem utilidade?
Resposta dos Espíritos Superiores: - Predominância da bestialidade sobre a natureza espiritual. Toda destruição que ultrapassa os limites da necessidade é uma violação da lei de Deus. Os animais não destroem mais que necessitam, mas o homem, que tem o livre-arbítrio, destrói sem necessidade. Prestará contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, pois nesses casos ele cede aos maus instintos.

Fonte: Perguntas 734 e 735 de "O Livro dos Espíritos", Livro III, Capítulo I - "Destruição Necessária e Destruição Abusiva". Obra de Allan Kardec, publicada em 18 de abril de 1857. Trecho transcrito da tradução de J. Herculano Pires, Editora LAKE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...