quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

8 de Dezembro - Iemanjá ou Oxum?



O sincretismo que ainda é utilizado tanto na Umbanda como no Candomblé, faz surgirem dúvidas como essa:

Afinal dia 8 de Dezembro é dia de Iemanjá ou Oxum?

Depende do sincretismo que a casa adotou.  Em milhares de terreiros em São Paulo, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição que é louvada no dia 8 de Dezembro. Nesse caso, Oxum será louvada em Outubro no dia de Nossa Senhora de Aparecida.

Já em outras regiões, como a Bahia, por exemplo, o sincretismo de Iemanjá se faz com Nossa Senhora dos Navegantes, cujos festejos ocorrem no dia 2 de Fevereiro, ou seja, é uma questão de regionalismo sincrético.

Isso muda alguma coisa para nós, integrantes da Umbanda e do Candomblé?

Não! Na realidade tanto em um dia como em outro, nossas homenagens são para as rainhas das águas que nada tem a ver com as santas citadas (que na verdade é apenas uma - Maria, a mãe de Jesus). Apenas seguimos o calendário católico para que haja uma data de louvor. Ninguém está errado desde que tenhamos em mente as diferenças existentes entre a Orixá e a Virgem.

Louvemos as mães d'água. Nunca é demais!

Fonte: 
http://aumbandacomoelae.blogspot.com

http://pt.shvoong.com

5 comentários:

  1. eu plantei a ispada de oxum no meu quintal oq posso faser pra faser meus pedidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo! Para fazer seus pedidos a Oxum, acenda uma vela azul escura e ofereça a Ela, e faça seus pedidos com fé! Boa sorte! Saravá!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. boa tarde sou filha de emjar e oxur sou media mas não sei meche com os meus dons gostaria de saber oq eu faço pra trazer o homem q eu amo pra perto de mim q simpatia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Salve! Primeiramente deve saber o que é ser médium o por quê se é um médium. Entender a mediunidade e praticar a caridade, esse é o caminho. Boa sorte! Saravá!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...