Compreendemos que você gosta, ou sente prazer e alegria, ou até mesmo uma sensação de bem-estar profunda, quando no dia do Orixá Regente de seu Ori (Coroa), é feita uma festa para homenageá-lo.
Compreendemos também o seu desejo de oferendar alguma coisa que transmita em forma material o seu amor por ele, a sua dedicação.
Entretanto, o que Você precisa compreender é que todos os Orixás trabalham em harmonia, por sistemas que variam desde entrelaçamento (conjugação), cruzamento até paralelismo de forças. Mesmos as forças que são díspares ou antagônicas.
E todos trabalham sempre juntos e ao mesmo tempo. Por exemplo:
Se você pede a Oxoce auxílio num caso de doença, este Orixá atuará na harmonização fisiológica do doente, com o concurso de todos os demais Orixás a seu tempo e hora. A saber, Oxum atuará no equilíbrio emocional do paciente e dos parentes do mesmo. Xangô e Iansã atuarão nas mentes/intelecto dos médicos, enfermeiros e auxiliares, dando-lhes discernimento, equilíbrio e clareza de análise da doença. Ogum atuará na determinação/execução de todo o processo de cura, Iemanjá na harmonização/união dos familiares e acompanhantes e Omulu na transmutação dos miasmas gerados pela doença em energia curadora reutilizada por Oxoce, reiniciando assim o processo. Além de ser o Orixá que tomará conta da Alma do paciente em caso de desencarne.
Se assim os Orixás atuam num pedido, imaginem como atuam na Coroa doMédium cultuante e praticante de Umbanda. Portanto é fundamental a harmonização com todos indistintamente.
E mais importante do que pensar em o que oferendar determinado Orixá é pensar e acreditar que a maior oferenda é o seu próprio sentimento de amor e alegria pela oportunidade de senti-lo próximo e harmônico, protegendo e amparando.
Como agradecer por tanta ajuda conseguida? Fazendo Caridade! Sendo um bom veículo para que toda esta energia seja transmitida aos que não conseguem se harmonizar. Sendo umbandista dentro e fora do terreiro.
E lembre-se, na festa realizada para qualquer Orixá, de vibrar e alegrar-se igualmente para todos, mas faça isto principalmente nos outros dias de sessão normal. Pois estes sim são os verdadeiros dias de Festa na Umbanda e Aruanda. A Festa da Caridade. A festa da oportunidade de ser umbandista!
Caboclo Pery
Médium Mãe Iassan
Fonte: Livro: Umbanda - Mitos e Realidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário