quinta-feira, 9 de junho de 2011

Adaptações e Feituras na Umbanda



É comum o médium acreditar que determinados ritos vão lhe conferir maior força, ou maior propriedade de trabalho. Na Umbanda compreendemos através de preceitos, estudo, dedicação, as diferentes formas de manipulação de energia natural e criada e, portanto, procuramos entender melhor os mecanismos sutis que envolvem e pelos quais somos envolvidos.

As mistificações ou adaptações e as misturas de ritos são justamente que maculam a Umbanda, trazendo para Ela ritos pertencentes a outros credos. O resultado dessas buscas e adaptações mal feitas e mal orientadas é uma má influência na vida do médium e para o nome da Umbanda.

É fundamental que se compreenda a famosa frase “a Umbanda tem fundamento”, mas muitos acham que o fundamento da Umbanda está fora dela e não dentro dela.

O trânsito de uma a outra religião é até certo modo compreensível, pois o homem sempre busca algo que lhe complete, no entanto não vamos confundir ou tentar adaptar circunstâncias. O que não pode acontecer é o dirigente “adaptar” ritos para satisfazer as necessidades do médium.

A quem acha que precisa de determinado tipo de trabalho que contraria os princípios básicos da Umbanda procuro orientar e mostrar que a Umbanda tem seus próprios preceitos e fundamentos e que não há necessidade de misturar rituais.

Ser umbandista é um trabalho diário da prática da Caridade e não o somatório de despachos e obrigações! Só que esse “trabalho diário” exige mais empenho e auto-conhecimento do médium.

Fonte: Livro: Umbanda - Mitos e Realidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...