terça-feira, 12 de julho de 2011

A brincadeira do copo


Como funciona o copo para entrar em contato com espíritos?

Lembra um pouco o fenômeno das mesas girantes, nos primórdios do Espiritismo. Faz-se um círculo em torno dele, com a posição das letras alfabéticas ao longo dos trezentos e sessenta graus. Os participantes fazem imposição de mãos sobre o copo. Ele se movimenta indicando letras que, anotadas, formam palavras e frases.

Obs: Há também a brincadeira do compasso e da caneta com um fio de cabelo, todas elas  são feitas da mesma forma descrito acima.

  
São espíritos que movimentam o copo?

O fenômeno pode ser anímico, os próprios participantes, inconscientemente, fazem o movimento. Ou espiritual, iniciativa de entidades desencarnadas que aproveitam a base fluídica sustentada pelos encarnados.

Funciona, então, como uma reunião mediúnica?

No segundo caso sim. Há espíritos e médiuns.

Há algum problema com essas brincadeiras?

São desaconselháveis. Inspiradas em mera curiosidade e sem nenhum preparo do grupo, podem converter-se em porta aberta às obsessões. Acontece com frequência.

Os benfeitores espirituais não protegem?

A natureza dos espíritos que participam de uma reunião de intercâmbio depende das intenções e disposições do grupo. Sem conhecimento, sem um propósito nobre, sem seriedade, realizados por mera diversão, atendendo à curiosidade, sessões com o copo atraem espíritos zombeteiros e mistificadores que ali têm campo fértil para a semeadura de perturbações.

E se houver boas intenções?

Segundo o velho ditado, o inferno está cheio delas. Há muita gente bem intencionada que se perturba com o fenômeno mediúnico, por falta de conhecimento, experiência e orientação.

Se não é prudente brincar com o copo, o que devem fazer meus amigos que se interessam pelo assunto?

Que procurem um centro espírita, participem das reuniões e estudem. Então estarão habilitados a participar das reuniões mediúnicas. Ali terão um aproveitamento bem melhor sem os riscos que envolvem essas « diversões » juvenis.

Fonte: www.spiritismo.de
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...