quarta-feira, 7 de março de 2012

Diferenças entre Umbanda e Candomblé


Encontramos na Umbanda semelhanças com o Candomblé, mas o fato de ter algo em comum não quer dizer que podemos adotar por livre e espontânea vontade as práticas, e filosofias religiosas das mesmas para dentro de nosso terreiro.

Umbanda possui filosofia e práticas próprias, que são observadas e trazidas à luz através dos espíritos guias.

Sim, nós também cultuamos aos Orixás mas,de forma diferente do ancestral culto Africano, pois os vemos sob outro ponto de vista, se fosse para ser igual não haveria de se fundar outra religião simplesmente adotaríamos o "Candomblé de Caboclo", logo quando surgir uma dúvida antes de recorrer ao que é tão funcional dentro do âmbito do "Culto de Nação", espere, consulte e tenha fé que seus guias de Umbanda terão as soluções, dentro e segundo nossas práticas.


Candomblé

 
Da África: ao contrário do que muitos podem pensar, a religião, na terra mãe dos escravos, aqui aportados, era muito rica e bem diversificada, pois o enorme continente "negro" era todo ele dividido em nações e cada uma tinha seu culto voltado uma ou mais divindades diferenciadas.

A possível classificação que podemos fazer é dividí-la em dois grandes grupos que predominaram aqui no Brasil, dos yorubá (nagô, vindos principalmente da Nigéria ) e djedje (foi em sua maioria do Daomé) onde o primeiro excedia em numero de quase oito vezes maiorque o segundo.

Para mantê-los sob controle, costumavam (os senhores de engenho ) , misturar, nas mesmas senzalas, cativos de várias nações, em sua maioria inimigas, tornando-os vulneráveis uma vez que não se entendiam e muito menos se uniam contra seus "donos".

A rivalidade na África, era tão grande que, dispensava maior trabalho ao europeu, uma vez que os negros se escravizavam uns aos outros (os seus prisioneiros de guerra), assim o europeu já os comprava na condição de escravos, a troco de "banana" (até por "cachaça" eles eram trocados mesmo),para vender a peso de ouro.

Para agravar condição dos mesmos foi-lhes concedido o Domingo para que pudessem fazer seus "batuques", pois o governo os via como "um ato que obriga os negros, insensível e mecanicamente em sete dias , a renovar as idéias de aversão recíproca que lhes eram naturais desde que nasceram".

Logo os batuques se transformaram em culto religioso aos Orixás ( que predominou na Bahia) e Voduns aparecem no Maranhão com a Casa das Minas não podia ser como na África onde cada nação cultuava a um Orixá, mas um culto onde se tocava para todos e onde os mesmos se manifestavam deixando no corpo e na alma de seus filhos os axés de amor, coragem e esperança, enquanto incorporados não falavam nada apenas se faziam sentir, suas mensagens vinham através de Ifá, no jogo de Búzios, o mistério da revelação.

Assim surgiu o Candomblé na Bahia, assim os Orixás foram trazidos a nossa terra.



A Diferença entre Umbanda e Candomblé

Mais simples é começarmos dizendo o que há em comum entre a Umbanda e o Candomblé, que é a incorporação mediúnica e o culto aos Orixás, já este renovado pela Umbanda.

Já as práticas e rituais são diferentes, enquanto na Umbanda as consultas são feitas através dos espíritos de caboclo, preto-velho, baiano, exú... no Candomblé as consultas são feitas através do "jogo de búzios" ou "Ifà", não aceitando a comunicação de espíritos (eguns), sendo portanto vetada sua incorporação, os trabalhos mediúnicos de incorporação contam apenas com a presença de Orixás que também se fazem presente na Umbanda, renovados e sob um outro ponto de Vista .

Esta é a principal diferença, visto que as outras mais são pertinentes da atuação das "entidades guias" em seus trabalhos de Umbanda e dos Rituais Internos do Candomblé.


Fonte: Desconhecida 

8 comentários:

  1. Adorei o texto...me ajudou bastante!!! OBG

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. O texto cita apenas a principal diferença, caso tenha algo que possamos acrescentar, poste aqui nos comentários. Desde já, muito obrigado!

      Excluir
  3. Ridiculo!
    Sou raspada ha 22 anos e nunca li tamanho absurdo sobre não admitirmos consultas com caboclos.
    Va estudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe várias linhagens do Candomblé, como há também Umbandomblé, entre outras religiões mistas. A discutida no texto é uma, respeito a sua por ser diferente. Obrigado por ter apresentado uma outra forma de manifestar a fé! Paz e Luz!

      Excluir
  4. Vi outra diferença importante qndo visitei a umbanda.
    A pessoa é de iansã mas recebe oxossi, iemanjá... O que tocar sai rodopiando.
    E claro, fui hostilizada por ser raspada.
    Pelo menos minha cabeça não é aquilo de bebado, que td mundo é dono!
    Recebo meu orixá,meu erê,meu caboclo... Coisa esquisita esse povo virando em td que é coisa!
    Louvam apenas alguns orixas, chamam Jesus de Oxalá e primeiro tocam para orixás e depois despacham exú ( bizarrissimo)
    O duro foi aguentar cara de esnobe de gente que nao tem nem farinha de trigo na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo em relação ao seu comentário anterior e acrescento que cada terreiro é um terreiro, com seus rituais e crenças onde devemos respeitar todos os tipos de manifestação de fé. Esse tipo de ritual que disse sobre a Umbanda eu desconheço, mas senão entendemos, isso não quer dizer que ele não tenha fundamento! A fé é algo particular de cada um, o sentido e o significado é muito relativo para se discutir, busco aqui apenas apresentá-los. Paz e Luz!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...