terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Origem do Termo Satanás e Demônio



A palavra SATANÁS criou-se de uma mística negativa, ligada também ao pavor, ao medo, ao horror.

Naquelas épocas pré-históricas os povos negros que já habitavam o continente Sul-Africano promoviam constantes incursões nos povos da raça branca, principalmente nos povos da área do Mediterrâneo. Levavam a guerra e o morticínio, e faziam levas de escravos brancos. Tamanho foi o pavor que essas invasões (dessa gente da raça negra) produziram nos brancos, que estes deram de conceber que tudo o que provinha dessa raça era negativo e terrível. Daí passaram a denominá-la, pejorativamente, de a gente SUDEANA. Esse horror, esse dito medo, essa mística negativa passou até a ser incorporada no conceito religioso de outros povos.

Assim foi que, entre os egípcios, gerou os termos de SUTH ou SOTH; o de SATH, entre os fenícios; e o de SHATAM nos árabes e nos hebreus. Esse vocábulo – SUDEANO – serviu de raiz ao termo SATURNO entre os etruscos; SATHUR, SUTHUR, ou SURTUR entre os escandinavos. Foi por causa dessas implicações que os astrólogos passaram a chamar o planeta SATURNO como “O MALÉFICO”.

Os europeus denominavam os povos brancos, originários do pólo boreal, de gente BOREANA; ou HIPERBOREANA. Moisés a denominava GIBOREANA. Essa raça branca tinha pavor daquela gente negra, que denominava SUDEANA.

Isso tudo foi apenas invenções e adaptações de antigos legisladores religiosos. Ainda em verdade, esse termo não existia (será que já existe?). Não existe na chamada de Velhas Escrituras e nem nos chamados de Quatro Evangelhos; apenas no Apocalipse de João, que foi iniciado na Ciência Teúrgica. João absorveu e adotou, na doutrina de Zoroastro. Assim como os judeus lá pelos idos do ano de 589 a.C., quando de seu exílio na Babilônia, pois já sentiam ser um absurdo existir um Deus do bem que mandava matar 70 mil pessoas...

Essa doutrina de Zoroastro (falecido em 586 a.C. na Pérsia), pregava o princípio Dualista, um Deus do bem e da luz – seria ORMHUD e um Deus que dirigia as facções do mal, da sombra e da treva, seria ARRHIMÃ.

Cremos ter dado ou evidenciado que essa palavra SUDEANA, de sentido originariamente maléfico, foi a base ou raiz para todos os demais termos citados. Isso por adoções e transposições semânticas, par se adaptar ao linguajar ou aos idiomas desses povos que o incorporaram à suas místicas religiosas, do sobrenatural.

Quanto ao termo Demônio, esse é mais moderno, porque se originou do vocábulo grego DAIMON, que o filósofo Sócrates (falecido em 469 a.C., com 71 anos) dizia ser o nome de seu gênio bom, inspirador. E quanto ao nome DIABO, surgiu como uma corruptela grosseira de demônio.

Fonte: Livro: Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de um Preto-Velho (W.W. da Matta e Silva) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...